E-commerce cresce e se mostra como solução

11 de abril de 2022

As pessoas estão passando mais tempo em ambiente digital

Um estudo da Merkle indicou que, nos Estados Unidos, os consumidores e usuários passaram 12% mais tempo interagindo com aparelhos digitais. Seria quase inevitável, dados os períodos de confinamento total ou parcial ou a própria vontade dos cidadãos de passarem mais tempo em casa. Esse tempo passado na internet aumenta a probabilidade de mais compras serem feitas por esse meio; os varejistas precisarão investir mais nesse canal.

As pessoas estão passando mais tempo com seus celulares

O mesmo relatório indicou que as pessoas aumentaram em 10% seu tempo em ambiente mobile (smartphones e tablets). Apesar de estarem em casa, nem por isso os usuários se viram para seus computadores.

Aumento fortíssimo em compras online

Um relatório do Bazaarvoice vai direto ao assunto: 62% dos consumidores estão comprando online mais agora que antes da pandemia. A curiosidade virou necessidade, e a necessidade está causando habituação; comprar online deixa de ser algo estranho ou com diversos obstáculos para passar a ser tão comum como era ir diretamente na loja antes da pandemia.

Em resumo: o mundo está se organizando em torno da internet

Se durante vários anos a internet foi “acusada” de contribuir para uma certa ideia de isolamento social, com os críticos apontando à possibilidade de os cidadãos esquecerem os laços à sua volta e favorecerem apenas o online, agora está acontecendo o inverso. Em uma situação de emergência mundial, a internet está surgindo como uma ferramenta que pode ajudar a combater o problema e, ao mesmo tempo, a manter a economia funcionando.